O anúncio na Cúpula ASEAN da Amazon Web Services (AWS) na terça-feira ocorre depois que a gigante da tecnologia, com sede em Seattle, revelou no ano passado investimentos multibilionários em serviços em nuvem na Malásia e na Tailândia.
“A AWS está duplicando seus investimentos em infraestrutura de nuvem em Cingapura de 2024 a 2028 para apoiar a demanda dos clientes e ajudar a reforçar o status de Cingapura como uma atraente plataforma de lançamento de inovação regional”, disse a gerente nacional da AWS, Priscilla Chong.
A Amazon disse que o investimento apoiaria mais de 12 mil empregos em empresas de Singapura a cada ano e um valor de US$ 23,7 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB) de Cingapura.
O anúncio da Amazon é o mais recente de uma série de medidas tomadas por titãs da tecnologia sediados nos Estados Unidos para expandir sua presença no Sudeste Asiático.
Microsoft
A Microsoft revelou na semana passada investimentos multibilionários em inteligência artificial (IA) e serviços em nuvem na Malásia, Tailândia e Indonésia.
O CEO da Nvidia, Jensen Huang, em dezembro realizou uma viagem pela Malásia, Vietnã e Cingapura, enquanto o CEO da Apple, Tim Cook, visitou no mês passado Cingapura, Vietnã e Indonésia.
Na segunda-feira, o ministro do comércio e investimentos da Malásia, Tengku Zafrul Aziz, disse que o Google anunciaria planos para investir no país “num futuro próximo“, informou a agência de notícias estatal Bernama.
A empresa de consultoria global Kearney estimou que a IA poderia contribuir com quase 1 bilhão de dólares para o PIB do Sudeste Asiático até 2030.
A Amazon foi o maior fornecedor mundial de infraestrutura em nuvem nos primeiros três meses deste ano através da AWS, de acordo com o Synergy Research Group.
Fonte: Aljazeera
Disclaimer: As informações contidas neste artigo não constituem, nem tampouco devem ser interpretadas como um conselho, recomendação, oferta e solicitação para compra ou venda de ações, títulos, valores mobiliários e de quaisquer outros instrumentos financeiros.