O Boletim Focus do Banco Central (BC), divulgado hoje (20), apresenta projeções econômicas para o Brasil.
De acordo com as projeções mais recentes, espera-se que a taxa Selic suba para 10% ao ano em 2024, representando um aumento em relação ao período anterior.
Essa mudança reflete uma abordagem mais cautelosa do Banco Central em relação à política monetária, conforme discutido na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).
Na reunião do Copom, foi decidido reduzir o ritmo de flexibilização da política monetária, com um corte de 0,25 ponto percentual na Selic, levando-a para 10,50% ao ano.
A decisão não foi unânime, com quatro diretores votando por um corte mais agressivo de 0,50 ponto percentual.
O Comitê justificou essa decisão citando a conjuntura econômica atual, que inclui um processo desinflacionário mais lento, expectativas de inflação instáveis e um ambiente global desafiador.
Além da taxa Selic, o Boletim Focus também apresenta projeções para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é uma medida da inflação oficial do país.
As estimativas atuais apontam para uma inflação de 3,80% em 2024, um aumento de 0,04 ponto percentual em relação à semana anterior.
Outro indicador importante incluído no Boletim Focus é o Produto Interno Bruto (PIB), que mede a atividade econômica total do país.
As projeções atuais indicam um crescimento de 2,05% em 2024, representando uma leve queda de 0,04 ponto percentual em relação à estimativa da semana anterior.
A expectativa para o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) é de uma variação de 2,47% em 2024 e 3,80% em 2025
Disclaimer: As informações contidas neste artigo não constituem, nem tampouco devem ser interpretadas como um conselho, recomendação, oferta e solicitação para compra ou venda de ações, títulos, valores mobiliários e de quaisquer outros instrumentos financeiros.