Confiança da Indústria avança em maio, diz FGV Ibre

confianca-da-industria-avanca-em-maio-diz-fgv-ibre
Imagem: pixabay/pexels

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) registrou alta de 1,2 ponto em maio, alcançando 98,0 pontos, segundo dados revelados hoje (28) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas ( FGV Ibre).

Em médias móveis trimestrais, o índice teve um avanço de 0,2 ponto, chegando a 97,1 pontos.

Segundo Stéfano Pacini, economista do FGV Ibre, “a confiança da indústria está avançando aos poucos, influenciada por uma melhora na situação atual. A percepção sobre a demanda está melhorando gradualmente e os empresários observam que os estoques estão se aproximando da normalidade. Há uma perspectiva positiva para o segundo semestre, embora o ímpeto para contratações tenha caído após recentes melhoras.”

Pacini também destacou que o desastre ambiental no Rio Grande do Sul impactou alguns segmentos, mas os efeitos gerais na confiança ainda não estão claros.

Além disso, o cenário econômico com cortes na taxa de juros e melhorias nos indicadores de trabalho e renda contribui para um otimismo crescente na indústria.

Em maio, 8 dos 19 segmentos industriais pesquisados apresentaram aumento na confiança. O Índice de Situação Atual (ISA) subiu 2,2 pontos, atingindo 98,2 pontos.

Já o Índice de Expectativas (IE) teve um leve aumento de 0,2 ponto, alcançando 98,0 pontos, o maior nível desde junho de 2022.

Disclaimer: As informações contidas neste artigo não constituem, nem tampouco devem ser interpretadas como um conselho, recomendação, oferta e  solicitação para compra ou venda de ações, títulos, valores mobiliários e de quaisquer outros instrumentos financeiros.

Rolar para cima
Plataforma de Gestão de Consentimento by Real Cookie Banner