IPCA-15 de maio sobe para 0,44%, abaixo do esperado

ipca-15-de-maio-sobe-para-044-abaixo-do-esperado
Imagem: daniel dan/pexels

A prévia da inflação de maio, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), subiu para 0,44%, conforme dados divulgados hoje (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esse aumento de 0,23 ponto percentual em relação a abril foi impulsionado principalmente pelos setores de Saúde e Transportes, que registraram aumentos de 1,07% e 0,77%, respectivamente.

O aumento nos preços dos produtos farmacêuticos, com um aumento de 2,06%, foi o principal fator por trás do aumento nos cuidados com a saúde.

Além disso, os produtos de higiene pessoal também tiveram uma alta significativa, passando de 0,29% em abril para 0,87% em maio, principalmente devido aos aumentos nos preços de perfumes.

O aumento nos preços dos combustíveis, especialmente da gasolina, teve um impacto notável, contribuindo com 0,09 ponto percentual para o índice geral.

No acumulado do ano, o IPCA-15 aumentou 2,12%, enquanto nos últimos 12 meses, registrou um aumento de 3,70%, um pouco menor do que o observado anteriormente, que foi de 3,77%.

Em maio de 2023, a prévia da inflação foi de 0,51%.

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, oito apresentaram aumentos de preços em maio.

Disclaimer: As informações contidas neste artigo não constituem, nem tampouco devem ser interpretadas como um conselho, recomendação, oferta e  solicitação para compra ou venda de ações, títulos, valores mobiliários e de quaisquer outros instrumentos financeiros.

Rolar para cima
Plataforma de Gestão de Consentimento by Real Cookie Banner