Hoje (29), o Federal Reserve (Fed) divulgou o aguardado Livro Bege, oferecendo uma análise detalhada da economia dos EUA de abril a meados de maio.

O relatório revela que a atividade econômica nacional continua a expandir-se, embora com variações entre indústrias e distritos.

"A maioria dos Distritos reportou um crescimento ligeiro ou modesto, enquanto dois não registaram qualquer mudança na atividade", diz o documento.

Os gastos no varejo permaneceram estáveis ou ligeiramente ascendentes, refletindo menores gastos discricionários e maior sensibilidade aos preços entre os consumidores.

As vendas de automóveis mantiveram-se praticamente estáveis, com alguns distritos observando fabricantes oferecendo incentivos para estimular as vendas.

O setor de turismo se fortaleceu em grande parte do país, impulsionado pelo aumento das viagens de lazer e de negócios.

O emprego aumentou globalmente a um ritmo ligeiro, com melhor disponibilidade de mão-de-obra, embora ainda existam carências em indústrias ou áreas específicas.

Os preços aumentaram a um ritmo modesto, com consumidores resistindo a aumentos adicionais, levando a margens de lucro menores.