Radar Econômico da Semana: IPCA-15, IGP-M e Inflação dos EUA

radar-economico-da-semana-ipca-15-igp-m-e-inflacao-dos-eua
Imagem: nataliya vaitkevich/pexels

Bem-vindo ao “Radar Econômico Semanal”, sua fonte confiável para antecipar os eventos e tendências que moldarão o cenário econômico nos próximos dias.

Neste artigo, vamos explorar os eventos e indicadores que estão no horizonte, fornecendo insights valiosos para ajudá-lo a se preparar para o que está por vir.

Eventos locais

Na terça-feira (28), será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) o Índice de Confiança da Indústria (ICI) referente a maio.

Em abril, observou-se uma elevação de 0,3 ponto no ICI, que atingiu 96,8 pontos.

Entretanto, nas médias móveis trimestrais, houve uma leve queda de 0,2 ponto, resultando em 96,9 pontos.

A confiança da indústria continuou a avançar após um primeiro trimestre positivo, mas sinais distintos entre os indicadores de situação atual e expectativas futuras foram notados”.

Apesar da melhora gradual na demanda presente, os níveis de estoques voltaram a aumentar, conforme ressaltado pelo economista do FGV Ibre, Stéfano Pacini.

Além disso, na mesma terça-feira, serão aguardados os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) de maio, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em abril, a prévia da inflação situou-se em 0,21%, apresentando uma redução de 0,15 ponto percentual em relação ao mês de março, que havia registrado 0,36%.

Esse resultado foi influenciado principalmente pelo grupo de Alimentação e Bebidas, que teve uma alta de 0,61%, impactando o índice geral em 0,13 ponto percentual.

Na quarta-feira (29), será a vez do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de maio ser divulgado pelo FGV Ibre.

Em abril, registrou-se uma variação de 0,31% no IGP-M, o que representou uma inversão em relação ao mês anterior, quando houve uma queda de 0,47%.

Com esse resultado, o índice acumulou uma queda de 0,60% no ano e de 3,04% nos últimos 12 meses. 

Agenda Internacional

Na segunda-feira (27), devido ao feriado do Memorial Day, as bolsas dos Estados Unidos estarão fechadas.

Em seguida, na quarta-feira (29), será aguardada a publicação do Livro Bege pelo Federal Reserve (Fed).

Este relatório, baseado em informações qualitativas obtidas diretamente dos 12 distritos do Sistema de Reserva Federal, relatou em abril que os aumentos de preços foram modestos, mantendo-se no mesmo ritmo do relatório anterior.

Além disso, os preços das matérias-primas apresentaram variações, com seis Distritos observando aumentos moderados nos preços da energia.

Posteriormente, na sexta-feira (31), será divulgado o índice de Despesas de Consumo Pessoal (PCE), indicador preferido de inflação do Fed.

Espera-se que o PCE “principal” de abril, que exclui as voláteis categorias de alimentos e energia, registre um ganho anual de 2,8%, similar ao de março.

No mês anterior, os economistas preveem que o PCE “núcleo” tenha subido 0,3%, também alinhado com a variação do mês passado.

Disclaimer: As informações contidas neste artigo não constituem, nem tampouco devem ser interpretadas como um conselho, recomendação, oferta e  solicitação para compra ou venda de ações, títulos, valores mobiliários e de quaisquer outros instrumentos financeiros.

Rolar para cima
Plataforma de Gestão de Consentimento by Real Cookie Banner